Entenda as classificações dos perfumes

Postado por Tati Modelski en ,
Você já ficou confusa (o) ao se deparar com um perfume e nele estar escrito Eau de Parfum ou Eau de Toilette? O que será isso? Fragrância? Perfumista? Marca?

Nenhum nem outro! Essas são classificações quanto à concentração das essências e componentes usados na formação do perfume!

Veja todas as classificações e entenda cada uma:

Extrato, Perfume ou Parfum: Corresponde ao produto mais nobre da linha, que também é o mais envolvente e o mais ricos dos produtos alcoólicos, possuindo uma concentração de essência (óleos essenciais) em torno de 15% a 20% e álcool 96%, durando na pele entre 12 a 20 horas.

Eau de Parfum: Produto que permite um perfumar mais sutil e marcante ao mesmo tempo, onde a base perfumada é ligeiramente modificada e sua concentração se situa entre 10 e 15% de óleos essenciais, com duração na pele entre 6 a 8 horas.

Eau de Toilette:  Neste produto específico, a base perfumada é modificada para ressaltar as notas frescas e sua concentração pode variar de 5 a 10%, com duração na pele entre 4 a 6 horas.

Eau de Cologne: Neste tipo, a base perfumada é simplificada e as notas de cabeça são acentuadas, o que dá uma maior sensação de frescor, apresentando uma concentração de 3 a 5%, com duração efêmera e menor na pele, sendo ideal para o pós-banho.


As fragrâncias utilizadas em perfumes são classificadas em sete grupos principais:


Cítricas: São óleos obtidos da casca de frutas como a bergamota, o limão e a laranja, sendo que neste grupo encontram-se as essências das primeiras Águas de Colônia.

Florais: Família de grande importância, pois agrupa perfumes cujo tema principal são as flores; subdividindo-se em bouquet floral, floral verde, floral aldeídico, floral amadeirado, floral frutal, entre outros.

Filifolhas: Compreendem uma composição de essências entre notas de lavanda, bergamota, gerânio etc.

Chipre: Este termo provém do perfume assim batizado por François Coty em 1917, constituindo um grupo de perfumes baseados principalmente nos acordes do patchuli, da bergamota e da rosa.

Amadeirados: São notas suaves como o sândalo e o patchuli, algumas vezes secas como o cedro e o vetiver, e na maioria das vezes, com notas cítricas e de lavanda conjuntamente.

Âmbar: Muitas vezes chamados de "orientais", fazem parte deste grupo os perfumes com notas suaves e abaunilhados.

Couro: Trata-se de uma fórmula muito particular, por ser um perfume diferente da maioria, apresentando notas secas que tentam reproduzir o odor característico do couro, da madeira queimada e do tabaco.

"O perfume de uma mulher diz mais sobre ela do que sua escrita." (Christian Dior)





Créditos texto: Equipe Silver Shop
Créditos imagem: Autor: mestissa/ Licença: CC Attribution 2.0

0 comentários:

Postar um comentário